quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
ONLY FOR MANICACAS
Hoje tenho um relato para contar que gostaria de compartilhar com todos vocês, meus colegas apubianos.
Fiz minha primeira navegação para um aeroporto SB... Sim! Isso mesmo, decolamos eu e o professor Anderson aqui de nossa querida APUB e fomos "dar" lá em Goiânia. Tenho uma primeira palavra para dizer a respeito: Foi FANTÁSTICO!
Hoje minha concepção de distâncias foi novamente atualizada. Muitas vezes precisei ir a capital goiana e sempre tinha de ir de carro. Em média gastava 2:20 ou mais para chegar ao destino. Agora tudo mudou... Saindo de nossa central APUB, chegamos lá em 1:04 de voo. Ou seja, no mesmo tempo que gastava para ir, hoje eu fui e voltei. Não é maravilhoso o que nossos "aviõezinhos" são capazes de fazer?
Bom, mas deixando de papo furado, vamos logo ao relato cuja a intenção é reproduzir, principalmente para os iniciantes como eu, o passo a passo do desdobramento da viagem.
Antes de mais nada, na noite anterior consultei a meteorologia. Nenhuma surpresa uma vez que na previsão numérica do site: http://previsaonumerica.cptec.inpe.br/ - pode-se colocar a cidade que você quer ver (numa caixa acima e a direita), aí aparece uma janela pop-up com vários gráficos. Os que eu mais uso são o de precipitação, cobertura de nuvens e pressão ao nível do mar. Mostrava que tudo parecia bem. Outro recurso que eu uso também, para ver o andamento do modelo meteorológico é o que está no site: http://www.redemet.aer.mil.br , no link a esquerda "PROGNÓSTICOS ON LINE". Neste momento eu seleciono a área (zona central p.ex.) e o produto, que lhe dá várias opções de visualizações, por exemplo: Temperatura, precipitação, pressão atm, entre outros... Não hesite em experimentar, cada um vai te dar mais elementos para sua tomada de decisão. No meu caso, eu utilizo a cobertura de nuvens baixas. Outra dica legal é que quando você clicar em GERAR O PRODUTO, uma janela pop-up vai aparecer com a visualização solicitada. Neste momento perceba na parte superior da mesma que ela vai indicar a data e a hora da validade para a análise. Neste momento eu clico no botão próximo, então eu terei os prognósticos de 6 em 6 horas para mais de 3 dias a frente, com a visualização. Desta forma é possível verificar como o modelo meteorológico está evoluindo. Façam seus testes, vejam sua previsão e tentem acertar para os dias seguintes – mesmo que não vá voar. É sem dúvida um exercício muito interessante.
Tudo frouxo e lubrificado, como diria meu amigo Lindberg, hoje cedo estava na APUB com avião abastecido (calunga feito e mapa do track maker impresso) encontrei nosso colega Anderson já no meu aguardo. Fizemos um pequeno briefing. Aqui não vou enganar vocês, estava tão empolgado com a viagem que o Anderson falava e eu não entendia nada.... Talvez aquelas palavras estavam indo somente para o meu sub-inconsciente, sei lá. Minha maior preocupação era o FAMIGERADO CONTROLE... Deste "bicho papão" eu tinha medo... Achava que ele ia me dar uma bronca se eu não tivesse a informação necessária. Não que deter estas informações não fossem importantes, mas a coisa é bem mais tranqüila do que eu imaginava. Assim, é importante você ter em mãos o seguinte para fazer um plano AFIL:
Designativo do destino
Altitude de voo desejada (lembrem-se das regras de VFR)
Pessoas a bordo
Autonomia
Alternativa
ETE (tempo de voo)
ETA (Hora estimada na chegada)
Então decolamos da APUB e aproei a barragem do descoberto. Bem, até aí nenhuma novidade né? Neste momento, com a orientação de nosso amigo Anderson, chamei o controle:
- Controle é o PU-ANS. (Antenção manicacada de plantão: Não precisa soltar a metralhadora e sair falando! Cheme o controle e ele vai perguntar o que é interessante para ele – tenha somente as informações a fácil acesso, caso necessite. Hoje eu ví que é assim mesmo....)
Depois de escutar a pobrezinha do controle quase ser esfolada por um comandante que estava com seu boeing rodopiando igual peão na espera, ela me retornou:
- PU-ANS prossiga:
Então chegou a hora! Estava pronto para soltar meu primeiro plano AFIL feito conforme o figurino (aquele de Porto Seguro não conta tá pessoal!!) Então foi com aquela voz meio mais ou menos, tentando imitar os comandantes que estavam a na fonia:
- PU-ANS decolado da APUB aos 05 (falar a hora de decolagem é só os minutos da hora presente...) intenciona ir para SBGO, em condições visuais e quando autorizado no nível 065. Transponder acionado 2000.
Gente, não quero enganar ninguém, mas a porra do plano AFIL é só isso ai que vocês leram... É serio mesmo! O resto ela pergunta e você responde. Como o tráfego das 08 horas é alucinante no controle, o diálogo transcorreu da seguinte forma:
- PU-ANS acione o código transponder 0475 voe na proa da barragem
Eu coloquei meu "mosquitinho"na proa da barragem do descoberto e fiquei aguardando instruções. A partir deste momento eu não tomei nenhuma outra atitude que não me tenha sido solicitado pelo controle. So que então o tempo foi passando, passando e nada do controle me colocar na proa de SBGO (246) Já tinha passado e muito da barragem do descoberto e a mais de 30 mn do internacional, foi quando o Anderson chamou o controle:
- Controle, é o PU-ANS, senhora já estamos a mais de 35 mn do internacional, poderiamos retornar a navegação?
- Ciente, ANS suba para o nível 065 e voe na rota 275.
Finalmente o controle me mandou ir para o rumo de goiânia... Acionei meu PA sem ser no modo GPSNAV, só com a proa que ela me falou e subindo para 6500 pés... Voo suave e maravilhoso, com todo o céu azul a nossa frente. Passado o stress inicial, pude comprovar, mais uma vez, como somos pessoas privilegiadas em poder enxergar o mundo da perspectiva que podemos ver... Agradeço ao criador por isso, talvez eu não consiga mais viver sem esta possibilidade... É sério mesmo! Toda vez que eu voo sinto este prazer indescritível, é como se ali, naquele instante, tudo se resumisse a mim e minha máquina, nós dois, quase uno...
Lembrem-se que a partir do momento que o controle te coloca num rumo, com um código de transponder você só pode mudar se ele te liberar para voar em condições visuais e com código 2000 ou para outro rumo que ele precisar te colocar. No caso de Brasília para Goiânia, isto não acontece porque uma TMA está ligada a outra TAM (Anápolis). O que resta para fazer em voo então? Hummm.... Tem muitas coisas interessantes para fazer, mas como eu estava com o Anderson, só restava mesmo era fazer a plotagem da coordenada do GPS no mapa e prestar atenção na fonia do centro... (é Fácil, considere só o grau e minutos, trace no teu mapa da folha que você imprimiu a latitude e longitude, e no ponto que elas se cruzarem será o local que vc está... Então confirme se é o que o mapa te mostra (se está no través de alguma cidade ou estrada, rio, etc...)
Num dado momento do voo, o controle Brasília nos chama e pede para que chamemos o centro Anápolis:
- PU-ANS, é o controle Brasília
- Prossiga (isso sou eu no caso...)
- A partir de agora chame o controle Anápolis na frequencia 129,45
- Chamará 129,45, ANS...
Pronto! A partir daquele momento estávamos nas mãos do controle Anápolis. Lembrem-se sempre de cotejar a informação recebida. Se você não fizer isso o controlador vai solicitar se vc coipou...Assim antes que ele te peça, faça!
- Centro Anápolis é PU-ANS (notem que eu não falei nada sem ser perguntado, apenas me apresentei perante o controlador...)
- PU-ANS, voe em rota, reporte para decida.
Pessoal, mal pude acreditar o quanto que é simples a coisa!! O cara me mandou seguir em rota e pediu para eu reportar o melhor momento para decida... Logo depois estava passando entre o aeródromo de Anápolis e a base aérea... Uma visão muito legal e, por incrível que pareça, estava "batendo" com o mapa!!! Não é que estas coisas funcionam mesmo!!!
Descida:
Pessoal, descida é o seguinte: veja sua altitude, diminua da elevação do aeródromo. A diferença divida por 1000 e multiplique por 2 (razão de descida 500ft/min) O resultado veja no GPS ou na carta (se vc estiver contanto o tempo de voo) e comece a descer a 500 ft/min faltando o tempo encontrado na conta que você fez... No meu caso, ainda faltavam 8 minutos para chegada e eu pretendia iniciar a descida com 4 minutos.... Mas tem um porém (sempre tem um porém...) Depois de cálculos matemáticos extremamente difíceis para se concluir àquela altitude (hehehehe!!!) o controle me chama e diz o seguinte:
- PU-ANS, é o controle.
- Prossiga!
- PU-ANS a partir de agora está em vetoração radar, voe na proa 175 e aguarde instruções...
Vixi, depois de toda a mão de obra para descobrir a hora certinha para descer o controle me manda, literalmente, ir para uma proa tal e ficar onde na altitude que estava... Virei para o Anderson e perguntei com aquela cara de coelho gripado:
E AGORA??
- Agora, faça só o que o controle te mandar e aja só se solicitado...
Bom, como eu sou um menino bem comportado, num mexi em mais nada!! Esperando o controle. Mais 6 minutos e nada... Foi quando eu vi a pista do SBGO a nossa esquerda... Então o Anderson me instruiu a chamar o controle e dizer que já estava quase cruzando a cabeceira 32....
O controle me passou para a torre afinal (ah!! Eles se esquecem da gente....!!!) e chamei:
- Torre Goiânia, é o PU-ANS
- Prossiga
- ANS da base para a final 32 no aeródromo
- ANS, já no solo??
- Não não sr... (?) DA BASE PARA A FINAL
- Ah... Sim, sim... Reporte na final e verifique tráfego decolado na 32
- Sim senhor, reportará na final...
O paradise era tão grande que ele só foi me ver no solo.... Nunca tinha visto uma pista tão grande na minha frente.... Dá pra treinar toque e arremetida sem mudar a proa.... kkkk!!!
Outra coisa muito legal que eu vi foi as luzes PAPI... É incrivel, mas elas te dizem a melhor rampa... Mais incrível ainda era eu, manicaca que sou, entender como que o carinha da torre ficava ligando e desligando aquelas luzes.... Certamente era algo muito sofisticado... Coisa de radar, imaginava eu. Mas aí o Anderson me disse que eram luzes que ficavam sempre ligadas e conforme a sua posição na rampa você a via branca ou vermelha, isso por meio de espelhos que refletiam a luz conforme o seu angulo com elas... Era só isso... Simples e lógico...
Claro que todo manicaca vai pensar que tudo na aviação é a coisa mais avançada do mundo, não é mesmo? Mas hoje eu aprendi que tudo na aviação é assim, simples e lógico... Foi o melhor momento até agora em 2010!!
Grande Abraço,
Primeira Navegação
Galera,
Hoje foi demais!! Cheguei aqui em Porto Seguro, são e salvo, graças a Deus e
aos conselhos dos amigos da APUB.
Tudo começou com o início da semana, bastante nebulosa, com uma "frente"
atrás da outra chegando a Brasília. Achava que seria "replay" da tentativa
de ida a Itaparica, ainda quando o ANS estava em gestação na bahia. (Grande
Ila!!)
Tanto é que ontem, sexta-feira, estava com minha passagem de "asa dura"
reservada. Mas a tarde, depois que o Luiz deu aquele "grau" no bravo ROTAX,
decidi decolar no sábado logo cedo para PS.
Tudo foi muito novo para mim. Iria sozinho, sem carona e sem qualquer
companheiro em voo... Acordei muito cedo. As 04:00 hs. Fui para a APUB e
comecei os preparativos.
Nossa, como eu estava preocupado com a meteorologia... Mas quando os
primeiros raios de sol despontaram, ví que a previsão era precisa. Poucas
nuvens e o sol estalando. Decolei as 06:45. Sozinho, proa da posição Braguê,
depois JANAÚBA (SIDE).
Decolei e estava confiante. Lá pras bandas de Buritis, comecei a ver algumas
"camadas de nuvens", então eu comecei a ver se podia desviar. Mas não eram
propriamente nuvens, mas somente uma névoa seca, que depois o Edgar me falou
que acontece a frente da frente fria. Fiquei aliviado por não precisar
desviar, apesar da grande autonomia do paradise mais os 20 litros que levei
no bagageiro.
Outra coisa interessante é que quando cheguei ao São Francisco, falei com o
Idalberto que estava indo para João Pinheiro (?!) deviamos estar a mais de
200 mn de distância um do outro. Neste caso eu ainda estava no 055...
Bom, decolado as 06:45, chego a Janaúba as 9:30 conforme o planejado. A
cidade fica ao pé da serra do espinhaço. É uma fornalha...!! Vocês já viram
o filme "Mad Max"?? Pois é... Acho que aquela pista foi parte do cenário.
Tinha um rapaz que foi ao aeroporto assim que pousei. Nome dele era Ênio, e
ele foi a Pirapora. Está namorando um Paradise, passei o telefone do
Bruno...
As 10:30 decolei rumo a Porto Seguro. O tempo estava quente (e batendo
muito) fui para o 075, mas a camada de nuvens estava justamente neste nível.
Fiquei preocupado em ficar no 055 a serra do espinhaço assusta um pouco com
picos muito altos.
Como estava num paradise (!?) e sou abusado mesmo, resolvi que iria para o
095!! Botei o Bichim pra subir, foi quando eu passei a camada de
"carneirinhos" que ainda não cobriam 50% do solo... Eu disse ainda...!! Mas
foi uma beleza, melhor voo que eu fiz até agora!! Cheguei e coordenei o novo
nível, e percebi que o voo era muito suave... A aeronave voa muito bem!!
Agora eu sei porque o Broda só voa avião pressurizado.....
Mas a essa altitude pude ver a cadeia de montanhas da serra do espinhaço e
da conquista bem lá em baixo.... Mais a frente eu conseguia ver a
concentração de nuvens aumentando.... Provavelmente era já o limite do
continente. Para cima só faixas de cirrus bem altas... Realmente muito
bonito!! Ví um Boeing cruzando lá no 350... Provavelmente era Dona Laurinha
com as meninas que iam para Salvador e depois Porto Seguro....
Passando almenara, que realmente tinha picos muito altos, mas que em rota
ficavam a minha direita. Pela a esquerda via tudo plano. Logo em seguida
começo a chegar a TMA de Porto seguro, então seguindo a orientação do Edimar
eu resolvo que vou descer para 1000 AGL. Entretanto, quando chego a 4000
começo a escutar o controle e percebo que o cara do controle é "batedor de
papo" dando a idéia de que era "boa praça". Então me encho de coragem e
aperto o PTT:
- Controle PS, aqui é o PU-ANS, decolado de Brasília (será que o cara ia me
tratar bem se eu tivesse falado que tinha decolado de Janaúba??) intenciona
pouso no Fly Club, as suas ordens.
Então o controle respondeu:
- Decolado de Brasília (??) Pousar no Fly club (?!!) hum... (ai eu pensei:
fiz merda e esse cara vai me sacanear....) PU-ANS, o nível mínimo para o
setor é 8000, confirme a proa e ripo da aeronave, quando tiver 25mn fora do
SBPS, reporte para decida. (Detalhe eu estava a 4000!!) Confirme Vitor
Charlie Romeu.
Tudo bem, depois de descer e voltar para o 080, não tinha problema. Mas que
diabos era este VCR?? Então eu falei:
- Transponder acionado modo "Charlie" código 2000. (Foi a única coisa que eu
me lebrei que tinha charlie no nome....) Então o controle disse:
- PU-ANS, confirme situação VCR!! Eu respondo:
- Aguarde! (lembrei do Gerard na hora!!) Pensei mais um pouco e me toquei -
Ah!! Condição visual?? Confirmo!! (ufa, achei que ia transformar um mico num
king kong!!) O PU-ANS, nivelado no 080 (ainda estava subindo!!) em condições
visuais reportará 25 mn fora para iniciar a decida.
Quando eu cheguei as 25 mn fora eu chamei o controle:
- Controle PS, aqui é PU-ANS a 25mn, aguardo instruções.
- PU-ANS, desca inicialmente a 3000, quando localizar a pista chame o
controle para mudança no plano de voo para pouso no Fly club.
Até ai tudo bem, desde que eu tivesse cotejado... Mas a única coisa que saiu
foi um "Muito Obrigado" Tudo bem, tem de dar um desconto, depois das
histórias que eu escutei ai na APUB, acho que deu até para empatar....
Graças a Deus via pista do Fly Club, e o controle me mandou para 500 pés e
fui seguindo... Num dado momento o controle reportou a outra aeronave que o
vento era de 15kt... Então eu pedí ao "papai do céu" para não quebrar meu
aviãozinho, mesmo porque eu também já estava nas "ultimas."
Segui o conselho do Edimar e fiz uma longa final, segurando a 60tinha...
Toquei na cabeceira e como a pista é de areia, o avião "tocou e ficou," O
Edson me recebeu muito bem e hangarou o ANS... Ele também tem um paradise
(inclusive foi o dele que atropelou um urubú na semana passada...)
Bom, é isso pessoal, Espero que venham todos e aqui é muito bom. Amanhã vou
ao aeroclube dar uma olhada, e ver se o Edson está precisando de alguma
ajuda e tal...
Até Breve!!
Abs!