quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Primeira Navegação

Galera,

Hoje foi demais!! Cheguei aqui em Porto Seguro, são e salvo, graças a Deus e
aos conselhos dos amigos da APUB.

Tudo começou com o início da semana, bastante nebulosa, com uma "frente"
atrás da outra chegando a Brasília. Achava que seria "replay" da tentativa
de ida a Itaparica, ainda quando o ANS estava em gestação na bahia. (Grande
Ila!!)

Tanto é que ontem, sexta-feira, estava com minha passagem de "asa dura"
reservada. Mas a tarde, depois que o Luiz deu aquele "grau" no bravo ROTAX,
decidi decolar no sábado logo cedo para PS.

Tudo foi muito novo para mim. Iria sozinho, sem carona e sem qualquer
companheiro em voo... Acordei muito cedo. As 04:00 hs. Fui para a APUB e
comecei os preparativos.

Nossa, como eu estava preocupado com a meteorologia... Mas quando os
primeiros raios de sol despontaram, ví que a previsão era precisa. Poucas
nuvens e o sol estalando. Decolei as 06:45. Sozinho, proa da posição Braguê,
depois JANAÚBA (SIDE).

Decolei e estava confiante. Lá pras bandas de Buritis, comecei a ver algumas
"camadas de nuvens", então eu comecei a ver se podia desviar. Mas não eram
propriamente nuvens, mas somente uma névoa seca, que depois o Edgar me falou
que acontece a frente da frente fria. Fiquei aliviado por não precisar
desviar, apesar da grande autonomia do paradise mais os 20 litros que levei
no bagageiro.

Outra coisa interessante é que quando cheguei ao São Francisco, falei com o
Idalberto que estava indo para João Pinheiro (?!) deviamos estar a mais de
200 mn de distância um do outro. Neste caso eu ainda estava no 055...

Bom, decolado as 06:45, chego a Janaúba as 9:30 conforme o planejado. A
cidade fica ao pé da serra do espinhaço. É uma fornalha...!! Vocês já viram
o filme "Mad Max"?? Pois é... Acho que aquela pista foi parte do cenário.

Tinha um rapaz que foi ao aeroporto assim que pousei. Nome dele era Ênio, e
ele foi a Pirapora. Está namorando um Paradise, passei o telefone do
Bruno...

As 10:30 decolei rumo a Porto Seguro. O tempo estava quente (e batendo
muito) fui para o 075, mas a camada de nuvens estava justamente neste nível.
Fiquei preocupado em ficar no 055 a serra do espinhaço assusta um pouco com
picos muito altos.

Como estava num paradise (!?) e sou abusado mesmo, resolvi que iria para o
095!! Botei o Bichim pra subir, foi quando eu passei a camada de
"carneirinhos" que ainda não cobriam 50% do solo... Eu disse ainda...!! Mas
foi uma beleza, melhor voo que eu fiz até agora!! Cheguei e coordenei o novo
nível, e percebi que o voo era muito suave... A aeronave voa muito bem!!
Agora eu sei porque o Broda só voa avião pressurizado.....

Mas a essa altitude pude ver a cadeia de montanhas da serra do espinhaço e
da conquista bem lá em baixo.... Mais a frente eu conseguia ver a
concentração de nuvens aumentando.... Provavelmente era já o limite do
continente. Para cima só faixas de cirrus bem altas... Realmente muito
bonito!! Ví um Boeing cruzando lá no 350... Provavelmente era Dona Laurinha
com as meninas que iam para Salvador e depois Porto Seguro....

Passando almenara, que realmente tinha picos muito altos, mas que em rota
ficavam a minha direita. Pela a esquerda via tudo plano. Logo em seguida
começo a chegar a TMA de Porto seguro, então seguindo a orientação do Edimar
eu resolvo que vou descer para 1000 AGL. Entretanto, quando chego a 4000
começo a escutar o controle e percebo que o cara do controle é "batedor de
papo" dando a idéia de que era "boa praça". Então me encho de coragem e
aperto o PTT:

- Controle PS, aqui é o PU-ANS, decolado de Brasília (será que o cara ia me
tratar bem se eu tivesse falado que tinha decolado de Janaúba??) intenciona
pouso no Fly Club, as suas ordens.

Então o controle respondeu:

- Decolado de Brasília (??) Pousar no Fly club (?!!) hum... (ai eu pensei:
fiz merda e esse cara vai me sacanear....) PU-ANS, o nível mínimo para o
setor é 8000, confirme a proa e ripo da aeronave, quando tiver 25mn fora do
SBPS, reporte para decida. (Detalhe eu estava a 4000!!) Confirme Vitor
Charlie Romeu.

Tudo bem, depois de descer e voltar para o 080, não tinha problema. Mas que
diabos era este VCR?? Então eu falei:

- Transponder acionado modo "Charlie" código 2000. (Foi a única coisa que eu
me lebrei que tinha charlie no nome....) Então o controle disse:

- PU-ANS, confirme situação VCR!! Eu respondo:

- Aguarde! (lembrei do Gerard na hora!!) Pensei mais um pouco e me toquei -
Ah!! Condição visual?? Confirmo!! (ufa, achei que ia transformar um mico num
king kong!!) O PU-ANS, nivelado no 080 (ainda estava subindo!!) em condições
visuais reportará 25 mn fora para iniciar a decida.

Quando eu cheguei as 25 mn fora eu chamei o controle:

- Controle PS, aqui é PU-ANS a 25mn, aguardo instruções.

- PU-ANS, desca inicialmente a 3000, quando localizar a pista chame o
controle para mudança no plano de voo para pouso no Fly club.

Até ai tudo bem, desde que eu tivesse cotejado... Mas a única coisa que saiu
foi um "Muito Obrigado" Tudo bem, tem de dar um desconto, depois das
histórias que eu escutei ai na APUB, acho que deu até para empatar....

Graças a Deus via pista do Fly Club, e o controle me mandou para 500 pés e
fui seguindo... Num dado momento o controle reportou a outra aeronave que o
vento era de 15kt... Então eu pedí ao "papai do céu" para não quebrar meu
aviãozinho, mesmo porque eu também já estava nas "ultimas."

Segui o conselho do Edimar e fiz uma longa final, segurando a 60tinha...
Toquei na cabeceira e como a pista é de areia, o avião "tocou e ficou," O
Edson me recebeu muito bem e hangarou o ANS... Ele também tem um paradise
(inclusive foi o dele que atropelou um urubú na semana passada...)

Bom, é isso pessoal, Espero que venham todos e aqui é muito bom. Amanhã vou
ao aeroclube dar uma olhada, e ver se o Edson está precisando de alguma
ajuda e tal...

Até Breve!!

Abs!


Nenhum comentário:

Postar um comentário